Nossa Luta é a Nossa História

Desde sua criação em 1992, o GRANAV vem desenvolvendo dentro das condições para qual foi criado, trabalhos de formação e conscientização junto às comunidades rurais, objetivando informar os comunitários da importância de se preservar o meio ambiente, principalmente os lagos, os rios, matas e espécies em extinção.

 

Hoje o GRANAV executa trabalho junto à 26 comunidades da Região com uma população de 1.800 pessoas, coordenando um trabalho sistemático na proteção de 10 (dez) lagos, que são diretamente monitorados por seus membros, não permitindo ações predatórias a este ecossistema, para tanto em 1997 apresentou ao IBAMA o lançamento circunstanciado de avaliação preliminar de comunidades rurais e ambientes pesqueiros em 49 lagos da Região do Paraná de Parintins. Ações como esta estão sendo desenvolvidas voluntariamente no município como forma de viabilizar a gestão participativa, garantindo assim a sustentabilidade dos recursos naturais.

 

No município, atua de modo abrangente em todos os seguimentos que possam causar impacto ambiental, principalmente porque age de forma suplementar devido a deficiência institucional de órgãos ambientais, desenvolve desde o ano de 1997 trabalhos relacionados diretamente com o uso dos recursos naturais do ecossistema de várzea dando ênfase aos recursos pesqueiros na Área de Proteção Ambiental Municipal do Macurani, Parananema, Aninga e região do Paraná de Parintins.

 

O grupo Ambiental Natureza viva GRANAV, desde sua fundação no ano de 1992, realizou inúmeros eventos sociais e ambientais no município de Parintins à exemplo do I Festival da Canção Rural, Acordos de Pesca, Formação de Agentes Ambientais, Formação de lideranças Comunitárias, Acordos de Pesca e Encontros Comunitários.

 

A partir do ano de 2002, ao assinar acordo de cooperação técnica com o ProVárzea, projeto do IBAMA, participou e ajudou a executar inúmeros eventos.

 

Executou o projeto Sistema Integrado de Produção Terra e Água, no componente Iniciativas Promissoras do Provárzea/IBAMA, no período de Fevereiro de 2003 a Fevereiro de 2007. Atualmente buscou e criou em parceria com o INCRA, o primeiro Projeto de Regularização Fundiária de Várzea no Município de Parintins onde já estão sendo implantadas as primeiras unidades habitacionais.